Por: Edna Borges, Laiane Cantuária, Letícia Marques e Solange Cardoso.
Em entrevista, Nina Laranjeira nos contou um pouco mais sobre o Curso de Meio Ambiente e Cidadania.
Ela nos disse que: o objetivo do curso é que os alunos sejam sensibilizados para a ação cidadã, que percebam a responsabilidade de um cidadão para com a vida da coletividade. Sair do mundo individual para o mundo do coletivo. Para isso tratamos de conhecer um pouco mais o ambiente em que vivemos, a fim de propor ações que possam melhorá-lo e|ou defendê-lo. Procuramos também compreender o modelo de desenvolvimento cruel que nossa sociedade criou, modelo este que vem causando pobreza, exclusão social e destruição da biodiversidade, nosso maior patrimônio! Mudar essa realidade é responsabilidade de todos os seres humanos.
As principais atividades desenvolvidas são os projetos em andamento como os painéis que estão na UnB Cerrado e podem ser consultados.
Ela disse que a participação dos alunos como em todo processo coletivo atual, alguns participam e outros não. Alguns já perceberam como é bom fazer parte das ações pelo bem comum. Alguns trabalham bastante e outros quase nada, o que ainda é bem comum na nossa cultura. Acreditamos que cada dia mais pessoas vão percebendo a importância de trabalharmos juntos pela nossa qualidade de vida, e de construirmos relações mais humanas e harmônicas. A professora e coordenadora acredita que em breve, na nossa região, teremos muitos grupos atuantes, trabalhando de forma séria e comprometida com nosso patrimônio natural e urbano. Ela vê que nesse curso pode surgir lideranças importantes para a nossa região. Em sua entrevista Nina finalizou de forma otimista: estamos plantando as sementes...
Procurando outro ponto de vista, entrevistamos Igor Ferreira Rodrigues (aluno do curso, 16 anos).
Ele nos disse que o curso proporcionou muitos conhecimentos sobre o cerrado, o clima, o sequestro de carbono,.enfim acrescentou muitas informações para ele.
Ele também disse que passou a tomar atitudes no seu dia-a-dia com mais responsabilidade, pensando nos efeitos que suas decisões podem causar no meio ambiente.
E que o assunto do curso que mais o interessou foi as partes que falam do meio ambiente.
No futuro ele acha que isso pode ajudá-lo socialmente fazendo com que ele tenha uma vida mais sustentável, e ajudá-lo profissionalmente também, caso ele faça algo relacionado com biologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário