segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Alto Paraíso também lança campanha de coleta de pilhas e baterias

Pilhas e baterias, quando descartadas de maneira indevida, podem causar diversos males à saúde e ao planeta. A maior parte das pilhas e baterias usadas são descartadas em lixões, muitos deles irregulares, representando um risco para o Meio Ambiente e para as pessoas, liberam componentes tóxicos, tais como: o chumbo, o cádmio e o mercúrio. Metais como o chumbo podem causar doenças neurológicas. O cádmio afeta a condição motora e o mercúrio, quando absorvido pelas vias respiratórias sob a forma de vapor, pode prejudicar o funcionamento do cérebro, fígado, o desenvolvimento de fetos e causar distúrbios neuropsiquiátricos que contaminam solos, os cursos d’água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar. Uma boa maneira de reduzir o impacto ambiental causado pelo uso de pilhas e baterias é a substituição de produtos antigos por novos, que propiciem um maior tempo de uso. Como por exemplo, o uso de pilhas alcalinas e baterias recarregáveis, no lugar de pilhas comuns.

Papa pilhas 
 Preocupados com o destino das pilhas e baterias usadas, muitas instituições, pelo Brasil, já se mobilizam, de alguma maneira, para impedir que pilhas e baterias cheguem até os lixões. O Banco Real lançou o Programa Real de Reciclagem de pilhas e baterias, ou como ficou conhecido, o Papa Pilhas.
O Papa Pilhas recolhe pilhas e baterias portáteis usadas e se encarrega de sua reciclagem. O programa visa conscientizar as pessoas sobre a necessidade de dar uma destinação correta a esses materiais, reduzindo a quantidade de pilhas e baterias lançadas no Meio Ambiente.

Confira alguns locais de coletas:

Escola Estadual Dr. Gerson de Farias:
(62) 3446 – 2226

Super Mercado Canaã: 
(62) 3446 - 1947
 
Papyrus:                                                                  
(62) 3446 - 1515
 
Casas Triunfo:                                                                                                                                     
(62) 3446 – 1797    

                

Por: Maiza Monique

Nenhum comentário:

Postar um comentário