segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ameaçado de extinção, pato mergulhão faz raras aparições na Chapada




Essa semana sentimos vontade de falar sobre uma espécie que está em extinção no nosso bioma: o pato mergulhão (Mergusoctosetaceus), que ocorre na região da Chapada dos Veadeiros. Consultamos a facilitadora e bióloga aqui do Centro UnB Cerrado, Marcela da Trindade, que já monitorou a espécie e nos fez alguns relatos.

Disse ter avistado esta espécie no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), Atrativo Canion II, banhado pelo rio Preto, afluente do Tocantins. Para ter acesso à área, ela precisou de autorização e ser acompanhada por um funcionário do parque. 

“O mergulhão é muito restritivo ao contato com seres humanos, chegando ao ponto de abandonar seus filhotes no ninho, caso haja contato com a gente. Talvez este seja o maior desafio dentro do parque, onde já houve vários avistamentos nos atrativos visitados pelo público. Inclusive hoje está interditado o Atrativo Canion I e este seria um dos motivos”, informou.


Quando os turistas vão embora, as águas ficam calmas, sem perturbação e barulho das pessoas, logo aparecem os indivíduos dessa espécie, como se vê nas fotos que ilustram a matéria. 

Pesquisamos um pouco mais sobre o pato mergulhão e descobrimos que ele sempre foi raro no Brasil e em porções da Argentina e do Paraguai, países onde hoje não é mais encontrado.

De que maneira poderíamos ajudar na preservação dessa espécie? Talvez apenas olhando ao nosso redor.

Por: Daynara Vitor Pereira e Fabíola Ferreira / Fotos: Marcela da Trindade (ilustram o vídeo em homenagem ao Cerrado, produzido pelo Centro UnB. Clique aqui para assistir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário