quinta-feira, 11 de abril de 2013

Debate de Orgânicos e Transgênicos





No dia 08/04/2013 ás 10h30min iniciamos o debate sobre orgânicos e transgênicos. O grupo dos calouros defendia os alimentos orgânicos que são aqueles que não contem agrotoxicos e não causam agressões ao meio ambiente e a saúde dos seres humanos. Os veteranos que são os alunos mais antigos ficaram na defesa dos transgênicos que são aquelas plantas resistentes a herbicidas que receberam os genes de um bacilo. A principal defesas deles eram que a grande produção de plantas transgênicas é a única solução para acabar com a fome no mundo, que mesmo tendo alimentos orgânicos todos nós consumimos alimentos transgênicos. Ainda acrescentaram que os transgênicos farão mal a saúde daqui alguns anos, mais é melhor comer transgênicos agora do que morrer de fome. Os defensores dos orgânicos argumentaram que os orgânicos são melhores, pois não prejudicam a saúde dos humanos e do meio ambiente e tudo aquilo que está em volta. É melhor pagar caro agora por um alimento orgânico que faz bem a saúde, do que pagar caro mais tarde com tratamentos para a saúde que foi prejudicada por causa dos transgênicos.

Edgar Gomes, Dannyelle Almeida, Adriely Maria, Rita Barbosa, Arthur Ramos, André Barreto, Tainara Cordeiro, Telma Gabriele, Graciely Font, Natalia Pereira.

5 comentários:

  1. Em Alto Paraíso temos quintais riquissimos, com frutas variadas tipo jaca, manga, acerola, ceriguela, limão, mexerica, uns tem feijão andu, crotalária,tem cercas com chuchu, com ora-pro-nóbis, maracujá, cará-do-ar, tem plantas chamadas não convencionais como dente-de-leão, serralha, beldroega, vinagreira e hortas, também com plantas medicinais e temperos, flores.....Elas só precisam cuidados....e pouco dinheiro....São ORGÂNICAS!!!!!!
    Vivam os quintais!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem pensado a indicação do link para a cartilha, mas pecaram na ausência de uma formatação...capricho é tdo. Aguardo atualização para poder atualizar também meu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a produção de orgânicos na agricultura familiar é a melhor solução, mas essa discussão sobre segurança alimentar, fome e produção de alimentos é muito rica e deve continuar...Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por introduzir este debate olhando as diversas dimensões da produção agrícola, da conservação da biodiversidade e do meio ambiente, e da saúde humana. Seria ótimo prosseguir com proposições de cenários viáveis para a região da Chapada. Boa sorte, abraços, Roberto.

    ResponderExcluir
  5. Há um ano falávamos sobre Orgânicos e Transgênicos....Se plantamosem cada quintal usando nosso próprio adubo (resultado da compostagem dos resíduos que produzimos), assim como ensina nosso MESTRE Prof Cesar (Sat Nam) temos comida quase DE GRAÇA. Quase pois pagamos a água, e um tanto de coisas.....mas plantamos com carinho.....estou fazendo meu VIVEIRO, colhendo plantas não convencionais e comendo frutas de nosso quinTAO....Sucesso nas suas hortas e carinho da claudinhaV.

    ResponderExcluir