segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Programa de Bolsas

O Programa de Bolsas de Estudos para o Ensino Básico foi implementado no ano de 2011, por meio de curso de formação para jovens e adolescentes do Município de Alto Paraíso de Goiás, além da participação dos bolsistas em projetos de pesquisa e extensão coordenados por professores da UnB.  Foi implantado na cidade de Alto Paraíso e em duas localidades rurais: Sertão e Cidade da Fraternidade\Assentamento Sílvio Rodrigues.

As bolsas são destinadas a adolescentes e jovens, prioritariamente entre 15 e 22 anos, que desenvolvem projetos visando melhorar a qualidade de vida de sua localidade (rural ou urbana), sob a perspectiva da sustentabilidade e de valores de cooperação, solidariedade, co-responsabilidade e cidadania.

Desde 2008 a proposta de criação do Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros vem sendo construída de forma participativa com diversos grupos e entidades locais. Desde o segundo semestre de 2010, quando da confirmação dos recursos deste projeto, começamos a planejar junto à comunidade a formação de jovens do município, tendo em vista a possibilidade de bolsas de estudos para participar de projetos de pesquisa e extensão da UnB. 

Ficou claro que esses jovens precisariam mais do que isso, pois, para muitos, o mais importante seria uma chance de adquirir formação profissional, que permitisse geração de renda mais imediata. Para outros, seria a oportunidade de conhecer mais de perto a universidade e poder sonhar com um curso de graduação. Em ambos os casos, a qualidade da educação oferecida na região é um obstáculo, e precisariam receber um reforço daquilo que fora teoricamente aprendido. 

Por outro lado, o propósito do Centro é fortalecer as iniciativas e potenciais locais, preparando pessoas e organizações para atuarem de forma autônoma, tornando-se parceiras da UnB na oferta de cursos ou outras formas de formação, para que a universidade possa atender a número cada vez maior de municípios e comunidades. A intenção é privilegiar a geração de renda, para que as pessoas possam permanecer na região, vivendo de forma sustentável.

O Programa em 2012

Os bolsistas continuam trabalhando em projetos de pesquisa sob a orientação de professores da UnB que viajam para a região a cada 2 ou 3 semanas. Como forma de complementar as horas exigidas do Programa, os estudantes desenvolvem projetos de cidadania em escolas, praças e ruas da cidade, no próprio espaço do Centro e na biblioteca municipal, com os seguintes objetivos:


Trabalhar conceitos de cidadania e sustentabilidade.
Conhecer melhor o Cerrado e a região da Chapada dos Veadeiros, sob a ótica ambiental.
Exercitar a cidadania, a cooperação, a solidariedade e a co-responsabilidade.
Aprender a planejar e executar pequenos projetos e assumir compromissos profissionais.
Colaborar para a melhoria da cidade de seus espaços públicos.
Aprofundar e praticar conhecimentos adquiridos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário