segunda-feira, 2 de julho de 2012

UnB Cerrado


UnB Cerrado

O Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros – Centro UnB Cerrado é um espaço interdisciplinar, em que cultura, educação, conhecimento científico e tradicional coexistem como forma de promover a sustentabilidade socioambiental.

HISTÓRICO

A participação social é um traço distintivo do Centro UnB Cerrado, desde a sua origem. Afinal, a proposta de criação do Centro foi apresentada e discutida, pela primeira vez, na I Conferência Estadual do Meio Ambiente de Goiás, no ano de 2005, por iniciativa de moradores da região. Mais tarde, a proposta foi apresentada e aprovada na II Conferência Nacional do Meio Ambiente, em 2005.
Foi também iniciativa da população local a captação de recursos para construção do espaço físico do Centro UnB Cerrado, na cidade de Alto Paraíso de Goiás. Coube à Prefeitura Municipal de Alto Paraíso a doação do terreno que abriga as edificações do Centro UnB Cerrado.
Em dezembro de 2008, a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e a Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás celebraram convênio para a construção do Centro e em 2009 já havia um programa de extensão em andamento na região.
Em 10 de dezembro de 2010, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade de Brasília oficializou a criação do Centro UnB Cerrado, numa sessão histórica, que contou com a presença de representantes da sociedade civil organizada e autoridades da Chapada dos Veadeiros, além de professores e conselheiros da UnB.


OBJETIVOS



O Centro UnB Cerrado tem o objetivo de implementar políticas educacionais e de pesquisa para o conhecimento e difusão do potencial da região, capacitando profissionais para a pesquisa científica e efetivação de projetos que visem o desenvolvimento humano com responsabilidade socioambiental.
A partir da atuação de uma equipe multidisciplinar de docentes da Universidade de Brasília, o Centro desenvolve projetos e cursos de extensão, utilizando metodologias inovadoras, com planejamento participativo e privilegiando a prática e a ação-reflexão-ação. Assim, possibilita aos participantes desenvolverem ações que contribuam para o fortalecimento da cidadania proativa, com conteúdos voltados para a sustentabilidade formando cidadãos autônomos, críticos e reflexivos, aptos a trabalharem com situações reais e de acordo com o contexto em que vivem, em prol da transformação.

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