quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Entrevista com Marcelo Vizzy do Cineclube de Alto Paraíso

Por: Igor Ferreira Rodrigues e Érika Sayuri Suguiura



 Um cinceclube é um espaço gratuito onde há exibição de filmes, como um cinema.
Já que aqui na cidade é muito raro ter uma opção de lazer essa é uma boa dica para aqueles que curtem um cineminha.
E para que saibam mais sobre o assunto, conversamos com o encarregado do Cineclube aqui em Alto Paraíso, Marcelo Vizzy.

IeÉ: Qual seu nome, idade e profissão?
MV: Meu nome é Marcelo Vizzy, tenho 41 anos e sou técnico de imagem e som no Cineclube.


IeÉ: Qual foi o objetivo de criar um cineclube?
MV: A idéia de criar um cineclube é um projeto do governo, que foi lançado em várias cidades, incluindo Alto Paraíso.


IeÉ: O cineclube ainda é exibido no Fórum?
MV: Não, começamos no Fórum porque o espaço de lá é ótimo. Sala grande, ar-condicionado, cadeiras confortáveis, mas o problema é que quase ninguém ia até lá, acho que por ser muito longe, ou por não ser um lugar agradável de ir, e eu não quero fazer cinema pra duas pessoas. Então eu fiz um acordo com o pessoal do Econóis e agora estamos fazendo lá.


IeÉ: Qual horário e local?
MV: No Econóis , ao lado do Banco do Brasil, toda quinta-feira, às 19 horas.


IeÉ: Como é a divulgação?
MV: Antigamente eu ia pessoalmente divulgar em rádios, comércios, etc. Mas hoje em dia o pessoal da secretaria que se encarrega da divulgação.


IeÉ: Onde podemos ver a programação?
MV: Há uma placa do lado de fora do Econóis com a programação.


IeÉ: Como é feita a programação de filmes? Você escolhe?
MV: O governo me manda um catálogo com as opções de filmes, então eu analiso e monto a grade da programação. Mas além desses filmes que eles mandam e patrocinam, eu tenho um convênio com a Look Vídeo, o que me dá a possibilidade de escolher alguns filmes para passar.


IeÉ: Então a programação é feita de acordo com seu critério?
MV: Sim e não, porque eu decido quando os filmes vão passar, mas também estou aberto a opiniões de quem vai assistir. Então a pessoa que vai lá, assiste e quer dar uma opinião é bem-vinda.


IeÉ: O que mais te agrada nas sessões, além de ter sala cheia?
MV: O que mais me agrada é quando depois do filme, as pessoas começam a debater ali mesmo sobre ele. Sem pauta e sem a obrigação de permanecer ali pra fazer isso, porque ninguém é obrigado, quem quiser sair pode ir, mas quando as pessoas começam um debate entre eles é muito satisfatório.


IeÉ: Há algum plano de criar um espaço apenas para isso?
MV: Sim, eu quero criar um espaço meu pra fazer cinema de um jeito sustentável, não que apenas dê lucro, mas que possa se manter e que passe uma mensagem para as pessoas.




Segundo um dos visitantes do Cineclube, Eduardo Henrique da Silva Dias, 16 anos, "o Cineclube é interessante por ser uma das poucas opções de lazer na cidade, mas poderia ter sessões em mais dias da semana, principalmente no final de semana, que é quando estamos livres."





Nenhum comentário:

Postar um comentário