quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fones de ouvido podem causar perda de audição

A música relaxa, diverte e distrai em meio a tantas situações estressantes do dia-a-dia e por isso muitas pessoas usam e abusam dos aparelhos portáteis com fones de ouvido. “Não existe hora nem lugar,o que preocupa são os riscos que ele representa a saúde”, destaca a otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães.
A perda auditiva, zumbido e a dificuldade de compreender o que está sendo falado em uma conversa são as consequências mais perigosas do uso excessivo dos fones de ouvido. O volume do som e o tempo de utilização são os principais fatores que estão relacionados aos problemas auditivos. “A longo prazo”, o hábito causa danos irreversíveis aos ouvidos.
Dores de cabeça, insônia e até aumento da pressão podem sinalizar que o corpo está em uma situação de estresse causada pelo excesso de ruído.
O ideal é ir até no máximo 60% da capacidade de volume do aparelho por no máximo 1 hora de tempo de exposição, seguido de um período de repouso acústico.
Testes simples podem ajudar a controlar corretamente o volume dos aparelhos. Se o som estiver muito alto, o indivíduo não consegue conversar com as pessoas que estão presentes no mesmo ambiente. “Outra dica é desligar o aparelho quando estiver na rua, no volume usado costumeiramente, e ao chegar em casa, ambiente considerado mais silencioso, o usuário deve ligá-lo novamente. Se o volume for incômodo aos ouvidos é sinal que o som estava alto demais. Ao perceber qualquer alteração auditiva deve-se procurar um especialista imediatamente”
Fonte: Clésio.net – Doutora: Rita de Cássia Cassou Guimarães
                                                                                                            

Confira dicas sobre uso correto do fone de ouvido
- Por segurança, nunca chegue ao volume máximo do tocador digital: o ideal é ir até 60% da capacidade.
- Não use fones em ambientes barulhentos, como em uma avenida movimentada – neste caso, é preciso aumentar muito o volume para competir com o ambiente externo.
-Não utilize fone em apenas um ouvido, pois isso pode causar perda assimétrica da audição. Pois Pode causar a diferença entre um ouvido e outro.
-Fones com controle de volume podem ser perigosos: depois de chegar à capacidade máxima do aparelho, o usuário ainda consegue aumentar o som via esse acessório. Só use se não ultrapassar o limite recomendado.
- Existe uma predisposição individual para a pessoa desenvolver ou não perda auditiva. Portanto, aquele amigo que usa o tocador digital num volume alto e não apresenta problemas não deve ser uma referência.
- Se perceber qualquer problema de audição -- dificuldade para ouvir as pessoas e necessidade de aumentar o volume da TV, por exemplo - procure um especialista.
                                        
Fonte: G1- Doutor: Ektor Onishi





                                                                                             

                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário