Foi em clima democrático que reiniciamos as atividades aqui no Centro. Uma dinâmica em grupo para identificar e debater questões relativas à boa convivência e ao bom desempenho das atividades do grupo, resultaram em uma lista de regras de conduta "bem bacaninha". Vale à pena compartilhar:
REGRAS DE CONDUTA / CENTRO UnB CERRADO
É permitida a entrada do seu melhor amigo
eletrônico no Centro UnB Cerrado.
Proibido é o uso compulsivo e abusivo dele.
“Mãos e mentes ocupadas com aparelhos celulares
contribuem em nada para o avanço do projeto.” Certo ou errado?
Portanto, fica determinado que nos
horários em que acontecem as atividades (8h às 9h30 e 9h50 às 11h) os
estudantes devem manter seus aparelhos celulares guardados e fora das mãos.
A desobediência à regra implicará em
apreensão do celular, que será mantido na secretaria até o fim da aula.
((( OBS: Recomenda-se aos estudantes que repassem o
número de telefone do Centro UnB cerrado aos pais e responsáveis, para o
contato em caso de urgência ou emergência. (62- 3446-1710) )))
É tolerado o atraso de 15 minutos.
Difícil é aceitar quem faz disso um hábito, uma
‘marca registrada’.
“Pegar o bonde andando com frequência é prova viva
de que o compromisso está sendo deixado de lado.” E qual é a sua verdadeira
intenção ao permanecer inscrito no projeto?
Assim sendo, fica estipulado que a
pontualidade do estudante será observada com mais rigor pelos orientadores do
Centro UnB Cerrado.
Extrapolar o limite de tolerância resultará
em meia falta, automaticamente.
É
recomendado o uso de roupas frescas e confortáveis para o bom desempenho das
atividades.
Não combina, no entanto, adotar o estilo ‘praiano’
ou próprio de balada em um ambiente de qualificação profissional.
“Pernas e decotes à mostra podem não causar boa
impressão em, por exemplo, uma entrevista de emprego”. Que tal começar a
praticar o que é adequado desde já?
Por isso, fica tratado que na vinda
para o Centro UnB Cerrado, os estudantes terão mais cuidado e atenção ao modo
de vestir.
O não cumprimento das regras denuncia
comportamento contrário do que se espera no curso de formação profissional.
É sabido que a memória serve para guardar
informações e, às vezes, por muito tempo.
É inegável, entretanto, que o uso do caderno e da
caneta potencializa essa brilhante capacidade.
“Melhor ter ao alcance das mãos anotações
importantes para guiar nossas ações, do que confiar na memória e se ver numa
saia justa.” Não é tão proveitoso viver viajando na maionese, concordam?
Para o bom andamento das atividades,
fica acordado que os estudantes devem anotar no caderno o que é feito durante
cada encontro, comentários, planejamento e sugestões para a melhoria do
trabalho.
O desuso será identificado na
avaliação mensal do caderno e contará como prova de desinteresse pelo curso.
É bem vista a participação livre e espontânea dos
estudantes durante os encontros.
Mal vista é a recusa às atividades propostas dentro
e fora do Centro UnB Cerrado.
“Ficar olhando o tempo passar e não colaborar com o
andamento do projeto dá a entender que você não liga pra ele.” Então por que
continuar com algo que nem parece valer à pena?
A inscrição no Programa de Bolsas
exige que o estudante demonstre interesse, pró-atividade e dedicação.
A desobediência à regra implicará na
substituição do aluno.
É absolutamente natural a existência de diferenças
entre nós.
Anormal é apontar tais diferenças com desdém,
ofensa e disfarce de brincadeira.
“Ao criticarmos o outro estamos revelando uma parte
de nós mesmos, normalmente associada à fraqueza ou sentimento de baixa
autoestima.” Você já pensou nisso?
Fica acertado que estudantes do
Centro UnB Cerrado passam a ser exemplo de respeito às diferenças que, juntas,
criam a unidade necessária para o trabalho em equipe.
O estudante que não se sente apto ou
encontra dificuldade de cumprir as regras estabelecidas em conjunto, pode
procurar a psicóloga do Centro UnB para conversar sobre o assunto.
É importante e admirável demonstrarmos carinho às
pessoas queridas.
É desnecessário, no entanto, e pode ser até mesmo
constrangedor, adotar esse tipo de comportamento em situações indevidas.
“Não podemos desprezar o fato de que até mesmo uma
demonstração de afeto tem hora e lugar certo para acontecer.” Você concorda ou
discorda?
Portanto, fica combinado que durante
as aulas, apresentações e atividades em campo, o foco do trabalho será a
execução das tarefas.
O estudante que não tiver 'semancol'
será convidado a refletir sobre suas atitudes e a repensar o modo de agir em
aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário