sexta-feira, 22 de março de 2013

PALESTRA DO DIA DAS ÁGUAS


Em comemoração ao Dia da Água, alunos da UnB Cerrado assistem palestra:  “Águas do Cerrado”   ministrada por Leidiane Vilela – Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Alto paraíso.



No dia 21 de março os alunos da UnB Cerrado tiveram a oportunidade de assistir,  na própria sede  do centro,  palestra Educativa visando a conscientização e a mobilização da juventude na preservação das águas do cerrado.




A palestrante Lidiane Vilela abordou tópicos como: o surgimento da água, seus ciclos na natureza com e sem intervenção do homem, a formação das bacias hidrográficas, importância das nascentes e os problemas causados pela poluição dos rios. Finalizando sua explanação com uma pergunta reflexiva: Qual o futuro das águas  do cerrado? 




Os alunos foram muito receptivos se mostrando atentos e interessados,  lançando perguntas pertinentes sobre o assunto tratado,  esclarecendo dúvidas com a palestrante.

                                                                                    Alunos do Matutino








Alunos do vespertino





Com base na pergunta reflexiva proposta por Leidiane, os alunos se dividiram e  realizaram duas atividades: criação de texto coletivo a ser postado no blog http://unbcerrado.blogspot.com.br/ e painéis de recorte e colagem.


O grupo formado por Amanda Ribeiro, Daniel Rodrigues, Kamila Xisto, Raiana Rodrigues, André Barreto escreveram  a seguinte reflexão com base na palestra:

" O cerrado é importante pois conserva a água no subsolo por causa das suas raízes pivotantes que facilita a penetração da água no solo, assim abastecendo as nascentes fornecendo água para os rios e mares. Se continuar do jeito que está  as águas do cerrado vão acabar, mas se mudarmos isso conscientizando as pessoas e a nós mesmos  essa quentão pode mudar, pois com a conservação da água é possível o abastecimento de cidades!"

                                                                     Alunos montando o painel do Dia da Água

 






Um comentário:

  1. A palestra foi ótima, mesmo!
    Num lugar EXUBERANTE com uma natureza de rara beleza - com águas critalinas, araras e tucanos que fazem a festa e pessoas ainda tão HUMANAS, dar o devido VALOR a essa riqueza é muito mais que CONSCIÊNCIA...(uma palavra já desgastada)...é saber do quanto a vida é SAGRADA...algo que os indígenas e os quilombolas locais sabiam....

    ResponderExcluir