quinta-feira, 18 de abril de 2013

19 de abril - dia do indío?


Os indígenas defendem seus territórios e se posicionam como segue: “A ‘Economia Verde’ se promete erradicar a pobreza, mas na realidade somente vai favorecer e responder as empresas multinacionais e ao capitalismo. Trata-se da continuação de uma economia global baseada nos combustíveis fósseis, na destruição do meio ambiente mediante a exploração da natureza através das indústrias extrativistas, tais como a mineração, a extração e produção petrolífera, a agricultura intensiva de monoculturas e outras inversões capitalistas. Todos esses esforços estão encaminhados as ganâncias e a acumulação de capital nas mãos de poucos”. (Rio + 20- declaração da KariOca)

http://deuscelestialdasabedoria.blogspot.com.br/2012/07/declaracao-da-karioca.html




Quando o governo toma posse de um território que já está Habitado pelos indígenas eles se manifestam, causando grande tumulto para obter novamente o território que de onde tiram recursos para sobreviver, muitos índios morrem lutando por suas terras.
Ontem no Senado:
http://www.senado.gov.br/noticias/opiniaopublica/inc/senamidia/notSenamidia.asp?ud=20130417&datNoticia=20130417&codNoticia=825600&nomeOrgao=&nomeJornal=Correio+Braziliense&codOrgao=716&tipPagina=1


nome do grupo: Raiana Rodrigues, Yago Darel, André Barreto.

data:18/04/2013.


***


Próximo ao dia do índio, indígenas no Brasil inteiro sofrem com problemas relacionados à posse territorial e ao preconceito cultural.

“O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) reagiu à criação da comissão parlamentar de inquérito para investigar a Funai. ‘O ato do presidente da Câmara constitui-se em um atentado à memória dos deputados constituintes, ataca de forma vil e covarde os direitos que os povos indígenas conquistaram a custo de muito sangue e atende os interesses privados de uma minoria latifundiária historicamente privilegiada em nosso país', diz o documento.”

Vários deputados da bancada ruralista desejam “atacar” a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) sobre a forma de demarcação das terras indígenas no Brasil. Eles alegam ter assinaturas suficientes para protocolar uma investigação à FUNAI, sem data prevista.
“Nós estamos criando uma série de injustiças para aqueles que são proprietários de terras, independentemente do tamanho. O que nos preocupa é a falta de critérios e de uma condição de defesa dentro dos processos de homologação conduzidos pelos antropólogos da FUNAI”, diz o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) que integra a Frente Parlamentar da Agricultura.

Leia mais sobre o assunto clicando AQUI.

***

Os índios Guaranis do Mato-grosso do Sul estão sofrendo forte repressão de sua cultura e religião por parte de pastores pentecostais.
Os índios estão sofrendo um genocídio cultural onde sua religião esta sendo destruída, como por exemplo, o fato dos pastores alegarem que o Urucum (semente que os índios usam para pintar a pele por causa de sua forte cor vermelha) seria “Bosta de Satanás”, entre outras alegações falsas que servem apenas para “cristianizar” a população indígena do local, que é composta por mais de 25 mil índios que ainda restam na região.

Leia mais sobre o assunto AQUI.

Componentes do Grupo: Ana Carolina Santana, Othávio Canabarro e Rosélia Conceição.

2 comentários:

  1. http://www.xinguvivo.org.br/2013/04/18/resposta-do-xingu-vivo-a-nota-do-ccbm-sobre-atuacao-da-forca-nacional-em-belo-monte/

    A agressão aos indígenas é CONSTANTE!!!!
    Somos todos indíGENas!
    Somos tds UM/A.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir