quinta-feira, 9 de maio de 2013

Alunos adquirem conhecimento sobre saúde do solo.


No dia 8 de maio tivemos a exposição de um filme trazido pelo técnico agrícola e Tutor do Centro UnB Cerrado em áreas rurais, Aleph Dhelomme, que juntamente com intervenções feitas por Marcela da Trindade que é bióloga e Estagiária Técnica e com o Tutor César Barbosa, que é químico,  adquirimos o conhecimento da importância de mantermos a saúde do solo por meio de uma visão sistêmica dos seres.

Entendemos que para termos colheitas produtivas e com qualidade é fundamental mantermos o equilíbrio de seres vivos no solo, através das inter-relações entre os diversos reinos da natureza.

Compreendemos que no solo há grande variedade de vida que não podemos enxergar, por terem hábito de vida subterrânea, além de vários seres que não podem ser vistos a olhos nus, mas que apesar de microscópicos são de muita importância para vida, pois se não tivermos a presença destes seres no solo, ele não estará saudável para cultivo de plantas. 

A biota do solo equilibrada é  capaz de fornecer naturalmente, sem que seja necessário o uso de fertilizantes  e agrotóxicos, todos os nutrientes que as plantas necessitam para sobreviver e consequentemente  nutrir a nós e os demais animais que necessitam delas para sua existência.


  



Era de costume, em nossas casas, limparmos nosso terreno de cultivo, agora sabemos a importância de cobrirmos o solo com matérias orgânica, pois desta forma temos o inicio do projeto de um solo saudável,  através da temperatura e umidade adequada, proteção contra o sol e a chuva, alimento e berço de micro e macro organismo viventes no solo.



Aprendemos uma forma natural e inovadora de inoculação de microrganismo no solo, utilizando apenas arroz, glicose e água pura. A receita encontra-se no Centro UnB Cerrado e nós vamos aplicá-la para comprovarmos o seu funcionamento e beneficio.

Chegamos à conclusão que o uso de qualquer tipo de substancia que não seja naturalmente proveniente da Terra causa desequilíbrio na vida de vários seres vivos, sendo eles vertebrados, invertebrados, microscópicos e macroscópicos. A forma natural e correta de equilibrar o solo demora mais que a forma artificial, porém o seu beneficio é duradouro, sistêmico e ecologicamente correto.




Texto realizado por alunos da UnB Cerrado: Arthur Ramos e Wedson Moura, Michael Xavier, Ana Carolina Dionísio, Ana Karla Soares, Antônio Marcos Laurindo, com orientação da Bióloga Marcela da Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário