sexta-feira, 31 de maio de 2013

I Conferencia Municipal da Cidade de Alto Paraíso de Goiás – Construindo um Município Sustentável


No dia 29 de Maio aconteceu a I Conferência Municipal da Cidade de Alto Paraíso de Goiás “Construindo um Município Sustentável”. 

As principais questões discutidas foram criação, implementação e funcionamento do conselho da cidade, Integração das Políticas Urbanas e dos diferentes planos setoriais no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento, Criação, Implementação e funcionamento dos planos setoriais de habitação, saneamento ambiental e mobilidade. O conselho é representado por 42,3% de poder público e 57,7% da sociedade civil organizada.


Os principais desafios são a criação do Conselho Municipal da Cidade de Alto Paraíso de Goiás, Revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano, Propor a edição de normas gerais de direito urbanístico, emitir orientações e recomendações sobre a aplicação do PDOT, Promover a integração entre o governo municipal e a sociedade civil, Promover, em parceria a identificação de sistema de indicadores etc.






Alguns participantes expuseram suas opiniões ao final da conferência:

José Luis Benes - Representante do Conselho da Criança e dos Adolescentes, Conselho Tutelar, de Saúde, Segurança, Educação, Habitação e Portadores de Necessidades Especiais.

"A conferência teve como objetivo organizar o município, pois existe uma distância muito grande entre a realidade do município e o governo federal." 

Ana Gardênia BritoA Jornalista da Rural FM estava na conferência como cidadã.

"A conferência foi uma forma de propor soluções para a cidade, pois há uma carência de oportunidades, principalmente para os jovens e as pessoas que trabalham. As pessoas que aqui estudam não têm um futuro definido e ficam sem saber o que fazer quando terminam o ensino médio, então tudo isso tem que ser pensado."

Eduardo Estellita Cavalcanti Pessôa “Dada” - Vereador e cidadão

"Essa conferência foi um embrião do que será o Conselho de Desenvolvimento Urbano e Conselho das Cidades. A partir desse encontro vamos finalizar uma comissão provisória, que irá elaborar e aprovar a lei da criação desse conselho, que será muito importante."






Jair Pereira Barbosa Júnior - Chefe de Gabinete do Prefeito e Representante o Poder 
Público.





"As minhas expectativas foram contempladas. Porque eu não acreditava que viria tanta gente da sociedade, da comunidade. A proposta é um grande desafio que é qualificar e incentivar a participação local."



Nina Paula LaranjeiraCentro UNB Cerrado



"A conferência atendeu as expectativas, que era a de se criar uma comissão  que vai fazer um projeto de lei para a criação do conselho das cidades. É ótimo, porque a comissão além de propor a composição e as atribuições vai conseguir mobilizar outras organizações para ampliar  a participação da sociedade."





Por: Alanna Teles, Tiago Silva e Othávio Canabarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário