quinta-feira, 12 de setembro de 2013

OFICINA DE SEXUALIDADE E SAÚDE COM A PROFESSORA LÍVIA PENNA

No dia 02-09-2013 ocorreu uma oficina com a Professora Lívia Penna, em que ela usou de vídeo aulas, com o tema Histórias de Todos Nós (Sexualidade Saúde).
Os vídeos apresentados falavam como aprender a se prevenir da AIDS (HIV), sexualidade, sexo e saúde. Entre um vídeo e outro a professora dava explicações e iniciava um debate entre professores e alunos sobre os temas deixando em aberto para que todos pudessem fazer perguntas. Para finalizar ela nos deu um texto de Sexualidade e Saúde, para lermos em conjunto e aprofundar um pouco mais no tema, com as seguintes definições:

·       Saúde: É tociado ter u er saúde é viver com boa disposição física e mental, portanto, ter uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.



·     Sexualidade: Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta. Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito.







·      Sexo: Conjunto de caracteres estruturais e funcionais segundo os quais um ser vivo se classifica como macho ou fêmea e desempenha papel específico de uma dessas condições na reprodução da espécie. O chamado diencéfalo ou cérebro primitivo,  intervém, por meio do hipotálamo, no desejo, no interesse sexual e também recolhe as informações que chegam do exterior e dos hormônios, controlando-os e dando as respostas da excitação sexual, ejaculação, sensações de prazer e regulando as respostas emocionais e afetivas no comportamento sexual. O chamado sistema límbico do nosso cérebro discrimina e seleciona os estímulos, reconhecendo os sinais de saciedade  inibindo o comportamento sexual.


Por fim, a professora Lívia Penna propôs uma dinâmica em que nós alunos escrevêssemos perguntas anônimas que nunca tivemos coragem de perguntar para ninguém, para que ela respondesse para todos esclarecendo as dúvidas.
Entre as perguntas respondidas podemos destacar:
·         O que devo fazer se a camisinha estourar?
R: Deve-se tomar a pílula do dia seguinte ou tomar outras precauções.


·         Posso ter relações com meu namorado (a) sem camisinha?
R: Vai da confiança entre os parceiros, mas não é aconselhável.

Por: Weslley Gomes, Fatima Santos, Yago Rutzen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário