terça-feira, 8 de outubro de 2013

Fim de uma etapa

Os alunos bolsista do Centro UnB Cerrado encerraram uma das etapas desenvolvidas no ano de 2013 nesta ultima quarta-feira, dia 02.10.2013: os projetos implantados nas escolas do município de Alto Paraíso de Goiás.


Durante o ano de 2013 foram desenvolvidos projetos envolvendo a Agroecologia, Segurança Alimentar, Soberania Alimentar, Resíduos Sólidos e Comunicação. A partir do último bimestre de 2013, devido às chuvas foi adotada uma nova metodologia de trabalho, visando à construção de novos conhecimentos voltados a Permacultura, Educação ambiental, Agroecologia e Artes, pois não tem como os bolsistas irem realizar os trabalhos dos projetos nas escolas no período das chuvas, portanto será realizado apenas um monitoramento semanal permitindo assim que as escolas se empoderem dos projetos passando a realizar de forma autônoma o manejo e plantio nas hortas e jardins propostos por cada projeto.

Em função destas novas atividades os alunos e professores realizaram o encerramento no Centro e nas escolas compartilhando com as equipes todas as atividades realizadas, fazendo apresentações (vídeos - Picasa, apresentação do valor nutricional dos alimentos da horta e das sementes, proporcionando plantio para que as crianças se reconecte com a terra e a natureza e até teatro de caricaturas de alimentos). E firmando que o método deu certo, a prova está no fato de as escolas terem abraçado a causa que os projetos propõem a cada escola, tornando o trabalho de toda a equipe do centro um sucesso.

Por, Weslley Gomes.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

OFICINA DE SEXUALIDADE E SAÚDE COM A PROFESSORA LÍVIA PENNA

No dia 02-09-2013 ocorreu uma oficina com a Professora Lívia Penna, em que ela usou de vídeo aulas, com o tema Histórias de Todos Nós (Sexualidade Saúde).
Os vídeos apresentados falavam como aprender a se prevenir da AIDS (HIV), sexualidade, sexo e saúde. Entre um vídeo e outro a professora dava explicações e iniciava um debate entre professores e alunos sobre os temas deixando em aberto para que todos pudessem fazer perguntas. Para finalizar ela nos deu um texto de Sexualidade e Saúde, para lermos em conjunto e aprofundar um pouco mais no tema, com as seguintes definições:

·       Saúde: É tociado ter u er saúde é viver com boa disposição física e mental, portanto, ter uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.



·     Sexualidade: Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta. Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito.







·      Sexo: Conjunto de caracteres estruturais e funcionais segundo os quais um ser vivo se classifica como macho ou fêmea e desempenha papel específico de uma dessas condições na reprodução da espécie. O chamado diencéfalo ou cérebro primitivo,  intervém, por meio do hipotálamo, no desejo, no interesse sexual e também recolhe as informações que chegam do exterior e dos hormônios, controlando-os e dando as respostas da excitação sexual, ejaculação, sensações de prazer e regulando as respostas emocionais e afetivas no comportamento sexual. O chamado sistema límbico do nosso cérebro discrimina e seleciona os estímulos, reconhecendo os sinais de saciedade  inibindo o comportamento sexual.


Por fim, a professora Lívia Penna propôs uma dinâmica em que nós alunos escrevêssemos perguntas anônimas que nunca tivemos coragem de perguntar para ninguém, para que ela respondesse para todos esclarecendo as dúvidas.
Entre as perguntas respondidas podemos destacar:
·         O que devo fazer se a camisinha estourar?
R: Deve-se tomar a pílula do dia seguinte ou tomar outras precauções.


·         Posso ter relações com meu namorado (a) sem camisinha?
R: Vai da confiança entre os parceiros, mas não é aconselhável.

Por: Weslley Gomes, Fatima Santos, Yago Rutzen.

11 DE SETEMBRO DIA DO CERRADO

Nesta quarta-feira, 11 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, o grupo de alunos da UnB Cerrado Que Participam do projeto  PNCV .   Parque Nacional Da Chapada Do Veadeiros Orientados pela sua Tutora a Biologa Marcela Trindade, organizaram uma palestra Sobre o tema 

Este bioma e encontrado em 13 estados. Com mais de 200 milhões de hectares, o Cerrado é a  mais rica em biodiversidade do mundo, Segunda maior formação vegetal da América do Sul, ocupando um quarto do território brasileiro. é caracterizado por vegetação esparsa com árvores baixas, retorcidas e de casca grossa. Atualmente, por conta da atividade agropecuária crescente, o Cerrado já perdeu metade de sua vegetação original. 




O bioma Cerrado representa 25% do território nacional, sendo encontrado em Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo, sendo o segundo maior bioma do país em área, apenas superado pela Floresta Amazônica..  


Na Palestra Dos Alunos Do Grupo,  PNCV-   aprendemos sobre as Fitofisonomias do Cerrado . 



                                                    
            Campo limpo 

                                        


                                Campo sujo 

    


    Campo Rupestre


                                      
                         




Campo úmido      


           


Autores ; Graciely Pereira, Maria Conceição & 

Weverson Moura 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

RESENHA DO FILME TERRA EM TRANSFORMAÇÃO

No dia 28 de agosto os alunos da UnB Cerrado assistiram ao filme Terra em transformação na aula dos tutores Cristiane Meireles, Sat Nam e Selma Bernardes.

Terra em transformação contou sobre a Revolução Verde que aconteceu no período de 1960 a 1990, logo após a segunda Guerra Mundial. A Revolução Verde levou para o campo o chamado pacote tecnológico composto por: máquinas agrícolas de grande porte (tratores, colheitadeiras, entre outros recursos para o agronegócio), agrotóxicos, adubos químicos e sementes. Este pacote ocasionou o chamado êxodo rural, pois para adquirir todos estes componentes os pequenos produtores precisavam dar como garantia suas terras. Não sabendo usufruir de tais equipamentos o homem do campo não conseguia produzir em grande escala para cobrir os gastos com o pacote tecnológico, obrigando a população rural a migrar para as cidades, por meio de propagandas enganosas, como melhores condições de trabalho e aumento da renda familiar. Também procuravam melhores condições de estudos para seus filhos.

A Synjenta empresa de agrotóxicos, transgênicos e adubos químicos localizada no Paraná entraram em conflito com Movimento Sem Terra(MST), pois criou um Centro de experimento dos transgênicos próximo a uma área vulnerável no Parque Nacional do Iguaçu. O conflito resultou de forma positiva na instalação de um Centro Agroecológico no local em 5 de setembro de 2009. Esta vitória custou o sangue de um dos lideres do MST e um dos integrantes do grupo da milícia armada contratada pela Synjenta para atacar o movimento. Os produtores (de transgenicos) querem favorecer o seu agronegócio, e não estão pensando no futuro, porque hoje podem estar ganhando com isso, mas amanhã podem sofrer graves consequências, entre elas várias doenças que aumentam a taxa de mortalidade, como o câncer. Pois foram realizados testes com animais (ratos) e não apresentaram resultados negativos nos 3 primeiros meses. E devido ao resultado dessa pesquisa foi permitida a comercialização dos produtos trânsgenicos. Contudo o resultado de uma pesquisa mais extensa mostrou o quanto prejudicial pode ser a ingestão constate de produtos trânsgenicos, pois após 9 meses, todos os ratos que se alimentaram da trânsgenia desenvolveram tumores cancerígenos. Atualmente estima-se que 70% das plantações são trânsgenicas.

Agroecologia é uma ciência que estuda a relação do homem com o ambiente e agregando valores populares que surgiu em meados por volta dos anos 90, têm como pilar os princípios econômico, social e ambiental. E tem como principal expoente Miguel Altierie e no Brasil José Antônio Costabeber. As vantagens dessa proposta são: não danificar o solo, não contaminar os rios, diversidade de sementes, melhor alimentação, e o equilíbrio do ecossistema.

O agronegócio visa grande produção de monocultura para exportação, não tem responsabilidade social o objetivo e o lucro das grandes empresas produtoras, portanto não importa com os impactos causados por esse tipo de cultura. O Brasil e o maior de segundo maior produto de soja, cana-de-açuçar, eucalipto e o primeiro produtor de carne.

O filme Terra em transformação promove a conscientização, sensibiliza a cuidar do solo sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos, a plantar alimentos agroecológicos , favorecendo a visão sistêmica.


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Reunião de pais UnB Cerrado

No dia 10 de julho de 2013 foi realizada uma reunião com os pais e responsáveis dos bolsistas do Centro UnB Cerrado. Para a explanação das atividades que são desenvolvidas pelos bolsistas na instituição.
No encontro esteve presente a equipe pedagógica, Cristiane Meireles, Cristiana Chamberlain, Cristiana Alencar, Rafael Rivera, César Barbosa (Sat Nan), Claudia Lulkin, Nilcionir Garcêz, Marcela Trindade e a diretora Nina Laranjeira e 35 pais.

 A reunião teve início com a fala da diretora Nina laranjeira, que relatou sobre a importância da parceria dos pais com o Centro e também qual foi o método utilizado na avaliação dos bolsistas, explicou também quais são as condições para a permanência na unidade, e quais as situações em que pode ocorrer o desligamento do estudante da mesma.

 Logo após o professor Sat Nan falou sobre os projetos de agroecologia desenvolvidos pelos bolsistas nas escolas e instituições do município e apresentou a equipe pedagógica do Centro aos pais. Em seguida a tutora Marcela apresentou o projeto do Parque Nacional, que é uma parceria do Centro UnB Cerrado com o ICMBIO (Instituto Chico Mendes), aqui representado pela Luciana Lars. Dando continuidade o tutor Rafael de Rivera apresentou o projeto Sociocultural que tem como foco registros de memórias e resgate de cultura, projeto esse que é desenvolvido em conjunto com os professores da UnB (Tânia Cristina, Regina Coelly).

A pauta contou ainda a tutora Cristiana Alencar que realizou uma apresentação de um texto “PAIS CHATOS”, objetivando a sensibilização dos pais da co-responsabilidade que possuem com a educação de seus filhos, a apresentação foi magnífica, comovente e chocante, pois havia imagens fortes sobre drogas, roubos, assassinatos e entre outros, falou ainda da importância de dar limites aos filhos.
Posteriormente foram entregues aos pais as avaliações individuais de cada bolsista, e recebeu orientação do tutor responsável pelo projeto do estudante em questão, durante essa conversa, foi explicado cada item que continha na avaliação e apontado as questões que precisavam ser melhoradas. E assim encerrou a primeira reunião de pais do Centro UnB Cerrado de 2013.

Consideração: A reunião foi produtiva, pois teve a presença dos responsáveis e alguns bolsistas, e assim da para perceber o interesse que pais têm com os estudos de seus filhos. A pois estas apresentações a reunião foi encerrada.



Por: Adriele Maria

segunda-feira, 24 de junho de 2013

IV Conferência Municipal do Meio Ambiente

No dia 18 de Junho de 2013, (Terça-feira) aconteceu a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente, no POLO UAB, onde o tema enfocado foi o lixo e seus impactos na cidade. O objetivo era organizar soluções viáveis para serem encaminhadas à Conferência Regional para fazerem parte do Plano de Ação Regional.
Com a temática Resíduos Sólidos formaram-se Grupos de Trabalho para discutir e organizar propostas de melhorias ao Meio Ambiente, levando em conta a situação em que se encontra o lixão da cidade de Alto Paraíso. Formaram-se os seguintes grupos de trabalho:
v  Redução de impactos ambientais;
v  Geração de emprego, trabalho e renda;
v  Produção e consumo sustentáveis;
v  Educação Ambiental.

Inicialmente foi feito o levantamento dos problemas locais, desde a Educação Ambiental, até o problema do lixão, que tem causado danos à hidrografia, à atmosfera como um todo; foram propostas soluções para tais problemas, essas ideias foram colocadas em tarjetas. Em seguida foram escolhidos cinco (5) tópicos para serem encaminhados para a conferencia Regional.









sexta-feira, 14 de junho de 2013

Hidrografia de Alto Paraíso de goiás


Hidrografia de Alto Paraíso de Goiás

12 de junho, quarta-feira. Participamos da palestra sobre Hidrografia de Alto Paraíso de Goiás com Tutor Sat Nam, contendo muitas informações importantes para o grupo. 


O que sabemos sobre a água?


 A água é a substância mais abundante na Terra. Cerca de três quartos da superfície terrestre são cobertos de água, além de estar presente nos tecidos animais e vegetais, sendo assim essencial para todas as formas de vida. 70% do Planeta Terra é água, sendo apenas 1% potável, porém a maior parte está presente nas geleiras e lençol freático. A água é composta pelos elementos químicos hidrogênio (H) e oxigênio (O), H2O.

As bacias hidrográficas nacionais encontras em Goiás são: Bacia do Rio Paraná, Bacia do Tocantins-Araguaia e Bacia do Rio São Francisco. 

A Bacia do Rio Paraná abrange uma área de 879.860 km², inclui a região mais industrializada e urbanizada do Brasil. Seus principais afluentes são os rios Grande, Paranaíba, Tietê, Paranapanema e Iguaçu. O crescimento de grandes centros urbanos, como São Paulo, Curitiba e Campinas, gera uma grande pressão sobre os recursos hídricos.

A Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia: é a maior Bacia de drenagem exclusivamente brasileira (767.059 km²). Os principais rios são o Tocantins, que nasce em Goiás e desemboca na foz do rio Amazonas; e o rio Araguaia, que nasce na divisa de Goiás com Mato Grosso e se junta ao rio Tocantins na porção norte do estado do Tocantins.

Bacia Hidrográfica do São Francisco: com aproximadamente 640 mil km², essa Bacia hidrográfica tem como principal rio o São Francisco, que nasce na Serra da Canastra (MG) e percorrem os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe até a foz, na divisa entre esses dois últimos estados.
           O ciclo da água

O ciclo da água envolve a constante mudança de estado físico desse elemento, ou seja, na natureza a água se torna líquida, gasosa e sólida. E para isso conta com ajuda da energia do sol.
O sol provoca a evaporação dos oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos.
Evaporação é a passagem da água do estado líquido para o gasoso, quando ela assume a forma de vapor. A evaporação também ocorre durante a respiração dos animais e plantas.
Como vapor, a água vai para camadas mais altas da atmosfera e forma as nuvens.
Quando a condensação aumenta nas nuvens, o vapor d'água se transforma novamente em líquido. Assim, a água volta novamente para a superfície da terra como gotas de chuva, o que chamamos de precipitação.
Em lugares frios essa água cai em forma de flocos de neve.
Sobre a superfície, a água da chuva escoa para formar os oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos e assim, o ciclo da água recomeça.