quinta-feira, 11 de abril de 2013

OFICINA DE EMBALAGENS


No dia 10/04/13 nós bolsistas da UnB Cerrado tivemos a Oficina de Embalagens com a Lívia Pena  - Vice diretora e nutricionista do Centro UnB Cerrado que contou com a participação da também nutricionista e coordenadora do Centro Claudia Lulkin.
A oficina foi muito bacana mas ao mesmo  tempo muito assustadora, pois consumimos uma alta quantidade de sal, açúcar, óleo, e nem nos darmos conta.

Nessa oficina foi realizada uma dinâmica da seguinte forma: cada aluno  recebeu duas ou três embalagens de alimentos, como biscoitos recheados e de água e sal, salgadinho, aveia, maisena, arroz integral, chocolate etc ...

Depois nós lemos as informações nutricionais desses rótulos e analisarmos, com a ajuda das nutricionistas, à quantidade de gorduras saturadas e sódio que há em cada alimento fomos surpreendidos com os valores e com tipo de substancias que ingerimos diária mente  como por exemplo, o chocolate meio amargo que de gorduras totais possui 6.6 a porção, que são três quadradinhos de uma barra. Imaginem uma barra inteira!?

Essa quantidade de sal e gordura em um consumo exagerado nos prejudica e muito, pois além da estética isso nos causa problemas de saúde, como por exemplo, a contribuição para o aumento da pressão arterial e o aumento do peso levando-nos a ter problemas cardíacos.

Com isso aprendemos os alimentos que podemos consumir a vontade, com moderação e os que devemos evitar. Dentre os alimentos que podemos consumir a vontade estão às frutas, cereais, e grãos, com moderação os alimentos de origem animal e massas, e os alimentos que devemos evitar são: salgadinhos, biscoitos, chocolates, refrigerantes, balas entre outros. Por conter uma quantidade elevada de sal, gorduras, açúcar e corantes.

Por isso aconselho vocês a lerem os rótulos dos alimentos, pois essa ação irá contribuir para uma vida muito mais longa e saudável.






Por: Jéssica, Yasmin, Fabiola, Yanni, Larissa, Rosélia, Antônio Marcos, Michael, Andrei.





6 comentários:

  1. Fico muito feliz em ver jovens preocupados com o planeta e com a saúde, vocês são as sementes do futuro e levo a maior fé que irão transformar-se em plantas maravilhosas. Protejam a Terra, é o nosso berço e o nosso túmulo. Cuidem-se uns aos outros, beijos! Se quiserem me visitar: www.cozinhanatureba.blogspot.com E www.foradomanual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tão importante esta ação!!!!!
    Podemos olhar um copo pela metade, e pensarmos: está meio cheio ou meio vazio???
    Gosto de olhar as coisas boas do mundo, pois isto me dá alegria, portanto, que nossos copos estejam meio cheios!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá galera!
    Legal a proposta do blog. Torço para que mais pessoas tomem a mesma iniciativa qualificando a blogosfera, nossa mídia, em contraponto ao monopólio de comunicação que impera no Brasil.
    Dica para a questão urgente da má-alimentação: o documentário "Muito Além do Peso".Vale ver e divulgar!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ops, vim aqui por indicação da Vera Falcão e fiquei feliz pra caramba por descobrir iniciativas como essa. Ser consciente do que comemos, além de ser saudável para nosso corpo, é saudável como cidadãos consumidores. Acredito que "alimento saudável não precisa de rótulo", consumindo ao máximo alimentos in natura: frutas, verduras, cereais... Aconselho, como próxima etapa, vcs desenvolverem uma horta, utilizando o espaço que tiverem, sejam floreiras junto de uma janela, seja um cantinho do jardim. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Povo do Cerrado, parabéns pelo blog, essas reflexões que vocês estão compartilhando aqui certamente serão úteis a muitas pessoas.
    No caso das embalagens, é assustadora realmente a quantidade de substâncias prejudiciais a saúde que são ingeridas através dos alimentos industrializados.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal! O consumidor deve saber muito bem o que estão nos vendendo, selecionar a sua ingestão desses produtos - ou melhor, evitá-los, quando possível. Muito bom, a informação faz bem à saúde! Parabéns, adiante!

    ResponderExcluir